Benefícios do Consumo Diário de Chá Verde

 

Na verdade, só existe um chá no mundo, o chá das folhas de camellia sinensis.

 

Somente produtos derivados das folhas desta planta podem ser denominados como Chá.

 

Os demais, que impropriamente levam a marca de chá, tais como camomila, hortelã, frutas, erva-doce, erva mate, etc...  tratam-se de infusão de ervas.

 

Dentre os produtos derivados da camellia sinensis, temos o chá verde, a planta camellia sinensis em seu estado seco, mais próximo do estado orgânico natural,  inclusive se mantendo com a cor verde.

 

Depois, através de diferentes formas de secagem através de aquecimento ou  torrefação, surgem outros produtos derivados, tais como banchá, chá vermelho, chá preto.

 

Porém, se as folhas do chá forem apenas oxidadas parcialmente, mantendo-se seus aromas e sabores quase intactos, é obtido o chá branco.

 

Dentre os benefícios do consumo regular diário do chá verde temos o alto consumo de bioflavanóides e catequinas que são antiinflamátorios e anticancerígenas, diminuição das taxas de colesterol total e triglicérides, diminuição do colesterol LDL, que é o colesterol que faz mal a nossa saúde,  prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, pois fortalece veias e artérias, e efeito bloqueador na reprodução do vírus HIV, inibindo naturalmente a protease do vírus, podendo ser utilizado em conjunto com o coquetel de remédios químicos.

 

O chá verde acelera também o metabolismo corporal, e portanto, ajuda a queimar gorduras, alem de revestir a parede intestinal impedindo a absorção de gorduras pelo organismo.

 

Promove o funcionamento regular do intestino  e é altamente diurético, eliminado água do nosso organismo.

 

O chá verde contém cafeína, porém  não promove os efeitos indesejáveis do café tais como: agitação, nervosismo em geral.

 

Não podemos garantir que o chá verde não promoverá insônia, pois algumas pessoas relataram em pesquisas internacionais que isto ocorreu. Porém, em mim, particularmente, garanto que o Chá Verde não me causa insônia.

 

 

Eu indico o consumo do chá verde denominado Sencha Green, ou Sencha Silver, ou Sencha Gold, oriundos do Japão, que podem ser adquiridos em loja de produtos alimentícios orientais. Seus sabores são apreciáveis e deliciosos.

 

Você ainda precisa de mais incentivos?

 

Modo de fazer:

 

Ferva a água. Desligue. Espere parar de borbulhar para atingir o ponto de temperatura ideal da água. Adicione o chá, mais ou menos erva conforme seu gosto; tampe a vasilha onde está sendo feito, e aguarde 10 minutos.

 

Coe e usufrua.

 

Dica Importante:

 

Para potencializar a ação antioxidante do  chá verde (eliminadora de radicais livres) adicione sempre ao seu chá verde um pouco de suco de limão taiti, rosa, cravo, galego ou siciliano, pois os limões tem alta concentração de vitamina C.

 

Só consuma seu chá ou infusões até 24 horas depois de feitos, mantendo-o bem tampado e acondicionado, pois caso contrário, perderá suas qualidades.

 

 

Fonte: Diversos Institutos de pesquisas nacionais e internacionais.

 

Renata Lopes

Personal Chef &

Especialista em Eletrolise de Pêlos &

Terapeuta da III Era