Benéficos da Ingestão diária da Erva Mate

 

Um exemplo de infusão de erva é a infusão da erva mate, muito apreciada no Brasil e em toda região dos Pampas e seus países.

 

Erva mate, também denominada chimarrão, erva paraguaia, chá argentino, chá do Brasil, congonha das missões, é uma fonte poderosa de antioxidantes, possuindo as vitaminas A, B1, B2, C, E, contendo os minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio, alem de flavanóides que são antiinflamatórios.

 

Para potencializar a ação antioxidante da erva mate (rejuvenescimento celular) adicione um pouco de suco de limão ou laranja (vitamina C ).

 

Ao ingerir diariamente infusão de erva mate você prevenirá a arteriosclerose, Parkinson, doenças cardíacas, gripes, alergias, diminuirá as taxas de colesterol total e triglicérides, promoverá sua boa digestão, eliminará estados depressivos, tonificará o sistema nervoso central, emagrecerá, pois haverá maior gasto energético.

 

Ganhará força muscular, sentirá bem estar, aumentará a força dos músculos e os defenderá da fadiga, terá melhor memória.

 

Alem disto a erva mate é diurética, eliminando líquidos no organismo, melhora sua digestão e facilitará sua evacuação.

 

A erva mate contém cafeína, porém  não promove os efeitos indesejáveis do café tais como: insônia, agitação, nervosismo em geral.

 

Modo de fazer:

 

Ferva a água. Desligue. Espere parar de borbulhar para atingir o ponto de temperatura ideal da água. Adicione o chá, mais ou menos erva conforme seu gosto, tampe a vasilha onde está sendo feito, e aguarde 10 minutos.

 

Coe e usufrua.

 

Dica Importante:

 

Se você consumir muitos copos desta infusão por dia ou outros tipos de liquidos, tal como chá verde, para não ter o efeito indesejável de  levantar várias vezes a noite para urinar, sente-se confortavelmente e levante as pernas acima do corpo, por pelo menos meia hora antes de se deitar na cama.

 

Com esta prática, os líquidos que porventura  tenham se acumulado nos membros inferiores, drenaram em direção à saída orgânica natural do corpo.

 

Assim, ao se levantar, na próxima vez que urinar, você eliminará uma boa parte dos líquidos ali retidos de uma só vez.

 

Fonte: Diversos Institutos de Pesquisas Científicas Nacionais e Internacionais.

 

Renata Lopes

Personal Chef &

Especialista em Eletrolise de Pêlos &

Terapeuta da III Era